Oficina Multimédia B
Projetos
Exercícios
"As minhas férias"
Foi pedido que realizássemos um trabalho sobre as nossas férias de verão em ficheiro powerpoint, onde o objetivo era explorar a capacidade de comunicação, a criatividade e as aptidões técnicas, através da conjugação de imagens, sons e animações que estivessem ao nosso alcance.
Comecei por selecionar a informação mais relevante e criar separadores entre cada capítulo das minhas férias, para uma melhor organização do meu trabalho e compreensão do espectador. Nesses separadores é também possível perceber a forma como me desloquei para cada um dos destinos.
Selecionei as imagens e as músicas que melhor descreviam as variadas sensações e ambientes vividos.
Optei por trabalhar com animações simples e frases sucintas.
"Se eu fosse um lápis..."
Era pretendido que nós, alunas, através da descrição de um objeto simples, pudéssemos falar de nós próprias, reunindo informação que nos ajudasse no Autorretrato multimédia.
Posteriormente foi sugerido que explorássemos o texto, ao nível da tipografia (tipo de letra, peso, cor, efeitos, etc.), de forma a sublinhar o sentido e o significado das palavras.
Autorretrato fotográfico
O Autorretrato fotográfico, à semelhança do exercício "Se eu fosse um lápis...", pretendia ser um ensaio para o projeto de Autorretrato multimédia.
Em vez de utilizarmos palavras, esperava-se que sintetizássemos numa imagem, ou num conjunto de imagens de leitura individualizada, o que somos e como somos.
O objetivo era assim mostrar que um autorretrato em fotografia exige reflexão, conteúdo e profundidade, contrariando a ideia de que é uma simples fotografia sem nada para transmitir.
As minhas imagens são fotografadas sempre no mesmo sítio, com elementos que me caracterizam, e tentei explorar vários efeitos e zoom.

experiência a cores o espelho serve como moldura.

experiência a preto e branco o espelho serve como moldura

fotografia a cores exploração da luminosidade e do efeito de contraste

experiência a cores o espelho serve como moldura.
Autorretrato Multimédia
Foi pedido que realizássemos um autorretrato através da escolha de situações, pessoas e/ou locais que nos conseguissem descrever. O objetivo era explorar a nossa capacidade de seleção de conteúdo, a nossa capacidade de abordar o tema, visto que a técnica e suporte usado foi á nossa escolha, e sermos criativas.
Optei por explorar uma técnica nova: o "stop motion".
Selecionei 2 equipas,2 animais de estimação,1 instrumento, 2 momentos marcantes e 1 pessoa importante, que me definissem e apresentei-os segundo a minha visão num painel de cortiça. A ideia é que esse painel ficasse completo no final de cada tópico. Para me expressar melhor coloquei um autorretrato desenhado, onde as expressões vão mudando consoante as sensações que cada tópico me trasmite.
Para finalizar a minha apresentação e como forma de introduzir outras características, que se calhar não estão tão explícitas ao longo do trabalho.
Animação de uma peça de fruta
Este pequeno exercício permitiu introduzir e ensaiar a técnica de stopmotion (animação através da visualização acelerada de uma sequência de imagens estáticas), para vir a utilizar na animação de uma história.
A partir do gesto quotidiano de descascar uma peça de fruta, tínhamos de animar (dar alma, movimento, vida) uma banana, uma maçã, uma laranja...
Eu optei por uma laranja, visto que era o que estava mais à mão, e tentei criar uma história que fosse uma mistura de suspense e comédia. Tudo isto através da captação de inúmeras fotografias.
Animação de uma história
Foi pedido que realizássemos um filme, a partir da técnica de stopmotion, que contasse uma história infantil com as alterações que achássemos convenientes.
O objetivo era explorar a nossa capacidade de recriar uma história e de sermos criativas no modo como abordamos as várias fases da reprodução.
Optei por fazer uma versão contemporânea da história original da Pocahontas (uma jovem índia que deu origem a muitos mitos) através de desenhos simples acompanhados de cenários, som e pequenas falas ou frases escritas para introduzir a cena que está a ser representada.