top of page

Desenho A - 12º ano 

Papel dobrado

 

Foi nos pedido que realizássemos este exercício que, consistiu na representação de várias composições de folhas de papel e de cartolina, à nossa escolha, tirando partindo das suas formas, dos seus valores lumínicos e das suas propriedades cromáticas.

 

Também foi explorada a representação faseada e sequencial de uma folha, dobragem após dobragem.

 

Da mesma folha dobrada, experimentou-se ainda sobrepor representações e sugerir volumetrias, sem esquecer de trabalhar os valores tonais e os fundos.

"O olho em grande plano"

 

Nesta unidade foi nos pedido para representarmos, aproximada e pormenorizadamente, um olho humano, de forma a seguirmos os passos previamente estabelecidos.

 

Foram estudados detalhes como a posição correta da pupila em relação à pálpebra superior, a proporcionalidade do círculo da íris, os vincos, pregas e espessura das pálpebras em diferentes tamanhos e formatos. 

 

Depois explorámos os autorretratos em superfícies convexas, que se encaixavam na íris, de maneira a criar a ilusão de que o nosso autorretrato estava refletido num olho.

 

Mais tarde, explorámos as representações do olho real refletido em espelhos portáteis, conjugadas com representações das mãos. 

Composição futurista

​​
 

Nesta última unidade do primeiro período  foi nos pedido que observássemos e fizéssemos uma cópia a grafite de uma reprodução da pintura, «Nu descendo uma escada», de Marcel Duchamp.

 

Em seguida, e após nos terem sido apresentadas obras modernistas e futuristas, tivemos de escolher um motivo dinâmico para representar (no meu caso foi o voou de um pássaro), capaz de exprimir o mesmo tipo de movimento fragmentado e alguma da linguagem gráfica dos exemplos dados.

 

Explorámos três escalas diferentes, suportes e materiais variados.

Levantamento de um mosaico

 

A ser trabalhado.Volta mais tarde. 

© 2014 por Catarina Teles de Sousa

Este site foi realizado no âmbito da disciplina de Oficina Multimédia B

bottom of page